Entenda como a abdominoplastia circunferencial pode transformar seu corpo, quando ela é indicada e os cuidados necessários no pós-operatório
O que é a abdominoplastia circunferencial?
A abdominoplastia circunferencial é uma cirurgia plástica que não apenas remove o excesso de pele e gordura em torno do abdômen anterior, mas também a pele dos flancos e das costas. É indicada para pacientes que desejam melhorar o contorno corporal após grande perda de peso ou em casos de flacidez importante.
Além da retirada de pele, o procedimento também corrige a diástase (afastamento dos músculos retos abdominais), proporcionando uma silhueta mais firme e delineada. A cicatriz é posicionada em uma linha que pode ser facilmente escondida sob roupas íntimas ou de banho, contornando toda a circunferência do tronco.
Quando a abdominoplastia circunferencial é indicada?
A indicação ideal para a abdominoplastia circunferencial é para aqueles pacientes com grande perda de peso que, além do abdômen em avental, apresentam flacidez significativa nas costas e nas laterais do corpo.
Essa sobra de pele na região das costas e da cintura acaba por atrapalhar o resultado de uma abdominoplastia simples, uma vez que as roupas acabam marcando essas outras regiões, caso não sejam corrigidas. Cada caso deve ser avaliado individualmente na consulta com o cirurgião plástico para determinar se a técnica é adequada.
Essa técnica também pode ser indicada para mulheres e homens que, além do excesso de pele na barriga, apresentam queda do bumbum, já que, com a cirurgia, podemos alcançar um efeito de lifting dos glúteos.
Qual a diferença entre a abdominoplastia circunferencial e a convencional?
A principal diferença entre essas duas está na extensão da área tratada:
- Abdominoplastia convencional: remove o excesso de pele e gordura apenas na região do abdômen anterior, com uma cicatriz localizada no “pé da barriga”.
- Abdominoplastia circunferencial: além da retirada de pele como a anterior, há também a retirada nos flancos e nas costas. Essa retirada de pele da parte de trás, logo acima dos glúteos, também pode ser chamada de torsoplastia inferior.
A escolha entre as duas técnicas depende das necessidades de cada caso e das expectativas do paciente que será submetido a esse procedimento.
Tipos de abdominoplastia circunferencial
Embora a técnica principal seja similar, algumas variações podem ser adaptadas de acordo com o paciente:
- Abdominoplastia circunferencial completa: aborda abdômen, flancos e costas em uma única cirurgia. A cicatriz é circunferencial total.
- Abdominoplastia circunferencial parcial: neste caso, a cicatriz pode não ser 360 graus, podendo parar na região dos flancos. Casos com menos flacidez podem se beneficiar dessa região.
Como é o pós-operatório dessa cirurgia?
O pós-operatório da abdominoplastia circunferencial exige cuidados para garantir a recuperação adequada e minimizar riscos, com a recuperação muito parecida com a abdominoplastia convencional, como uso de cinta, drenos e placas de contenção, além da realização de drenagens linfáticas.
O retorno de atividades leves e exercícios será liberado pelo cirurgião plástico conforme a evolução de caso a caso, podendo variar de poucos dias até 2 meses. No entanto, é importante você se programar para realizar a abdominoplastia circunferencial em uma época como férias ou próximo a feriados, assim, você garante que conseguirá se cuidar sem preocupação.
A abdominoplastia circunferencial é uma técnica de cirurgia plástica para pacientes que desejam remodelar o corpo após grandes transformações, como perda de peso significativa. Com os cuidados certos no pré e pós-operatório, os resultados podem ser transformadores, proporcionando não apenas um contorno corporal harmônico, mas também maior confiança e autoestima. Agende sua consulta!
Fonte: